Compartilhe!

Anvisa aprova uso emergencial de medicamento para a COVID 19

Leia mais

Compartilhe!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (11) o uso emergencial do medicamento regdanvimabe para o tratamento da Covid-19. Trata-se de um anticorpo monoclonal para o tratamento de casos leves a moderados em pacientes adultos que não necessitam de suplementação de oxigênio. Anticorpos monoclonais são produzidos em laboratórios para o combate à doenças. No caso deste, o alvo é a proteína S, de Spike, responsável pela entrada do coronavírus nas células.

Votaram positivamente para aprovação os diretores Meiruze Sousa Freitas, Romison Rodrigues Mota, Alex Machado Campos, Cristiane Rose Jourdan Gomes, Antonio Barra Torres. Portanto, o medicamento passou por unânimidade no crivo da agência.

De acordo com a gerência-geral de medicamentos da agência, “o regdanvimabe deve ser administrado assim que possível após teste viral positivo para Sars-CoV-2 e dentro de 7 dias após o início dos sintomas”. Isso porque fármacos do tipo podem colaborar com a piora do quadro clínico de pacientes que necessitam de suplementação de oxigênio de alto fluxo ou ventilação mecânica, informou o Gustavo Mendes, gerente do departamento. Ele disse que o medicamento seria como uma “prevenção” para o agravamento da doença.

O uso deverá ser direcionado a pacientes com fatores de alto risco para a evolução do quadro da doença. São eles: idosos; obesos; indivíduos acima de 55 anos de idade e que tenham doença cardiovascular ou doença pulmonar crônica; diabetes mellitus tipo 1 ou tipo 2; doença renal crônica; doença hepática crônica; imunossuprimidos ou que estejam recebendo tratamento imunossupressor no momento.

O uso do medicamento deverá ser restrito ao ambiente hospitalar. De acordo com as informações apresentadas pela Anvisa, a redução do risco relativo à piora, após o uso do fármaco, foi de 72%.

Fonte: Jornal O Globo


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!