Compartilhe!

Evangelho da quinta (02/09): “Avancem para águas mais profundas e lancem as redes”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: O desafio na fé quando pronunciamos a palavra “amém”.

ENTENDENDO

O episódio do evangelho de hoje é “a pesca milagrosa”. Jesus começa a recrutar seguidores para cumprir a missão dada pelo Pai, a de implantar no mundo o Reino de Deus. É interessante perceber que Ele não se prende à organização religiosa do Santuário de Jerusalém, templo oficial. Desde a escolha dos discípulos Ele quer mostrar que Deus não privilegia a um pequeno grupo, mas é Aquele oferece oportunidades e investe em todos, principalmente os mais humildes. A pesca é ocasião para o chamado de Pedro e dos primeiros discípulos. Os pescadores jogaram as redes a noite toda e não conseguiram pegar nada. O milagre de Jesus fazendo aparecer os peixes, já apresenta o poder de Deus para eles. Diante dessas manifestações em nossa vida, sendo sensíveis à fé nos convencemos do seu poder e dobramos os joelhos para reconhecer nossa pequenez. Foi o que aconteceu com Pedro: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” (Lucas 5,1-11).

O DESAFIO NA FÉ QUANDO PRONUNICAMOS A PALAVRA “AMÉM”

Costumamos dizer “amém” no fim de alguma prece ou mesmo para mostrar nosso assentimento quando alguém nos faz alguma proposta ou há uma verdade por nós aceita. O fato de nos apresentarmos a um chamado para uma reunião, um evento ou um compromisso revela também nossa conduta afirmativa em relação a esse fato. O desafio da fé é, justamente, o compromisso de fidelidade. Há quem se apresente, oferecendo-se a Deus, numa vida consagrada, seguindo o que Ele indica para nosso próprio bem. Mas, devido às propostas diferenciadas, aos limites e entraves pessoais, à fraqueza da fé e outros motivos, começa a voltar atrás na oferta de si. Em vez de renovar a própria entrega, a pessoa vai tirando o que ofertou a Deus, e dizendo “não ao amém compromisso”. Às vezes, o fingimento de ter fé leva a pessoa a praticar atos religiosos, mas sem querer seguir os ensinamentos divinos propostos pela comunidade religiosa. Há quem queira religião a seu modo, sem ligação com a comunidade de fé nem compromisso pessoal de seguir a ética e a moral, contrariando sua própria fé. Pense nisso! (Baseado em mensagem de Dom José Alberto Moura, CSS).

Padre Rosivaldo

Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!