Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (31/07): “Guardai-vos de todo tipo de ganância”

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* O ganancioso vive eternamente insatisfeito com o que tem.

*ENTENDENDO* 

Alguém do meio da multidão disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. Ele respondeu: “Homem, quem me encarregou de ser juiz ou árbitro entre vós?” “Atenção! Guardai-vos de todo tipo de ganância, pois mesmo que se tenha muita coisa, a vida não consiste na abundância de bens”. A repercussão de Jesus crescia. Começava a chegar todo tipo de situação para ser resolvida, até mesmo conflitos de ordem familiar. No Evangelho de hoje Ele é procurado por alguém, pedindo que intervenha na partilha de uma herança. Essa partilha devia obedecer a critérios previstos na Lei religiosa e poderia ser submetida ao julgamento de algum doutor da Lei. A reação de Jesus é clara e objetiva. Ele recusa ser juiz para resolver problemas que devem ser solucionados por eles próprios. Aproveita a situação e denuncia a ambição e acumulação de riquezas. Ele mostra que toda acumulação de bens, a partir do trabalho de outros é injusta e inaceitável. E para que tudo fique entendido, conta uma parábola onde apresenta um homem rico que armazenou a colheita de sua terra em grandes armazéns, pensando que assim poderia gozar sua vida com segurança. Jesus chama o homem de “tolo”. Mostra que os planos ambiciosos humanos e egoístas podem ser desfeitos a qualquer momento, com a morte e o reencontro com Deus.

*O GANANCIOSO VIVE ETERNAMENTE INSATISFEITO COM O QUE TEM*

A ganância não tem nada a ver com a luta para ter o suficiente e manter boa qualidade vida, isso é crescimento e dignidade. Essa é a justa ambição das pessoas que trabalham, sonham e buscam um mundo melhor. A ganância é outra coisa. O ganancioso vive eternamente insatisfeito com o que tem. Ele quer sempre mais e mais e passa por cima de tudo e de todos. A ganância, em grande parte, exclui os sentimentos humanos, como a verdade, o respeito e a parceria com o próximo. A ganância faz a pessoa individualista, trabalhar sozinha e ficar mesquinha. Lógico que ter desejos é bom para o crescimento das pessoas. Porém, quando este desejo aumenta de forma incontrolável, ele pode avançar sobre o que é dos outros. Dessa forma, pode fazer com que não exista a percepção de mais ninguém além de si próprio.

*Padre Rosivaldo*

*NOVO Facebook:* Rosivaldo Motta Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!