Compartilhe!

Perdão, expressão maior de amor ao próximo

Leia mais

Compartilhe!

Muitos entraves dos relacionamentos humanos, aparentemente intransponíveis, poderão encontrar a solução fundamental no perdão que, juntamente com a tolerância, são alavancas de sustentação da nossa paz íntima.
Na visão do nosso saudoso Chico Xavier, a virtude mais difícil de ser posta em prática, é a do perdão; segundo ele, perdoar exige um esforço de autossuperação muito grande.
No Capítulo X de O Evangelho Segundo o Espiritismo, “Bem-aventurados os que são misericordiosos”, Kardec nos fala sobre o Perdão das ofensas, apresentando-nos um dos ensinamentos de Jesus que mais nos deve percutir a inteligência e mais alto falar ao
coração. Ele, que é justo por excelência, responde a Pedro: “perdoarás, mas ilimitadamente; perdoarás cada ofensa tantas vezes quantas ela te for feita; ensinarás a teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que torna uma criatura invulnerável ao ataque, aos maus procedimentos e às injúrias; serás brando e humilde de coração, sem medir a tua mansuetude; farás, enfim, o que desejas que o Pai celestial por ti faça.
”Sabemos que para chegar a Deus existe apenas um caminho: a caridade. Porém, não há caridade sem o esquecimento das ofensas e sem o sentimento do amor, de forma que aquele que pouco perdoa, pouco amor demonstra pelos seus irmãos e, enquanto houver amor, não haverá lugar para ressentimentos.
Para Emmanuel, quem perdoa esquecendo o mal e avivando o bem, recebe do Pai Celestial, na simpatia e na cooperação do próximo, o alvará da libertação de si mesmo, habilitando-se a sublimes renovações.
Segundo um estudo publicado no boletim científico “Psychology Journal of Health”, as pessoas que conseguem perdoar seus próprios erros e também dos outros, logram se proteger dos malefícios do estresse, tendo melhorias na saúde física.
O perdão é uma das maneiras mais importantes de manifestação de amor e respeito ao próximo. É o oxigênio para a alma, sem o qual ela se enfraquece e perde o sentido de viver.
Aprendamos a perdoar, conquistando a liberdade de servir. É imprescindível esquecer o mal para que o bem se efetue. Somente um coração livre de qualquer impureza, conseguirá
se conectar ao Pai Celestial. Por isso, antes de pedir perdão a Deus, faz-se necessário perdoar ao próximo e, assim, praticar os maiores de todos os mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.

Comentários: [email protected]


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!