Compartilhe!

Bolsonaro se reúne com o presidente dos EUA, Joe Biden, pela primeira vez

Leia mais

Compartilhe!

Chefe do Executivo vai participar da Cúpula das Américas, em Los Angeles; na sequência, visitará Orlando, reduto de brasileiros

presidente Jair Bolsonaro se encontrará, nesta quinta-feira (9), com o líder estadunidense Joe Biden na Cúpula das Américas. Será o primeiro encontro bilateral entre os dois chefes de Estado desde que o democrata chegou à Casa Branca, em 2021.

Entre os assuntos que devem ser discutidos pelos líderes estão o combate à insegurança alimentar, a situação econômica, a energia renovável e o meio ambiente.

Como adiantou o Blog do Nolasco, os americanos querem que seja aprovada uma declaração conjunta dos países sobre o meio ambiente e buscam o apoio do Brasil para dar força ao compromisso. Fontes com acesso às negociações informaram que o documento deve ter o apoio brasileiro.

O tema é caro ao governo, uma vez que Bolsonaro recebe críticas em relação à gestão de combate ao desmatamento na região amazônica, que registra alta.

Em abril deste ano, 1.013 km² de floresta foram devastados, conforme os dados do sistema de alertas do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Esse é o maior número para o mês desde o início da série histórica, em 2016.

A Cúpula das Américas começou na segunda-feira (6) e se estenderá até esta sexta (10). Havia o temor de esvaziamento após os Estados Unidos excluírem do evento Cuba, Venezuela e Nicarágua, argumentando que são países não democráticos.

Vice-Consulado do Brasil em Orlando

Bolsonaro vai estender a viagem e visitará a Flórida, reduto de brasileiros no país, nos dias 10 e 11. Na ocasião, o presidente deve se encontrar com apoiadores, empresários e autoridades, além de inaugurar o Vice-Consulado do Brasil em Orlando, no sábado.

A nova repartição consular é subordinada ao Consulado-Geral em Miami e terá funções exclusivamente consulares para auxiliar os brasileiros lá residentes e os de passagem — estima-se que residam na Flórida cerca de 475 mil brasileiros.

Numa primeira fase, o Vice-Consulado processará atestados de vida, registros de nascimento, autorização de retorno ao Brasil, autorização para viagem de menor e autorização para concessão de passaporte a menor.

O Vice-Consulado em Orlando é o primeiro dos cinco consulados criados para atendimento dos brasileiros no exterior a ser aberto. As outras quatro repartições consulares a ser instaladas são os Consulados-Gerais em Marselha (França), Edimburgo (Reino Unido) e Chengdu (China) e o Vice-Consulado em Cusco (Peru).

Moldura de retrato

Em entrevista ao SBT News na última terça-feira (7), Bolsonaro comentou a viagem. “Eu não ia ser moldura de retrato para ninguém”, disse, acrescentando que tinha uma boa relação com Trump e que Biden, quando assumiu o comando do país, em janeiro do ano passado, “congelou esse relacionamento”.

Questionado se o encontro bilateral com Biden poderá significar um recomeço na relação entre os presidentes, Bolsonaro destaca que dependerá do que for discutido na reunião. “Ele não vai, no meu entender, querer impor algo sobre o que eu devo fazer na Amazônia. Não vai. Ele deve ter informações, me conhece, conhece a região. Nós não podemos relativizar a nossa soberania”, defendeu.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!