‘Querer é poder’? Essa máxima é usada para significar que se colocarmos vontade na realização de um objetivo, poderemos alcançá-lo. Identificado também como provérbio português, é tão antiga quanto polêmica, o que certamente nos remeteria a questionamentos filosóficos, religiosos, sociológicos e outros.
Léon Denis, no Livro O problema do ser, do destino e da dor, afirma que: a vontade é a maior de todas as potências. É o princípio superior, o motor da existência. E a vontade Divina é o supremo motor da vida universal e se encontra ligada a vontade de cada ser.
No livro Pegadas do Mestre, de autoria de Vinicius (Pedro de Camargo), o autor substitui “querer” por “saber”, e afirma que aquele que sabe pode, porém aquele que ignora o saber, jamais poderá chegar, ainda que queira, a lugar nenhum.
De outro ponto de vista, porém, a máxima é considerada simplista e se pauta no princípio da meritocracia que defende a ideia de que recebemos recompensas diretas pelos esforços empreendidos, isto significa que se não conseguimos é porque não fizemos por onde conseguir. A teoria parte do princípio que todos têm ou tiveram as mesmas oportunidades, o que se sabe não é verdade.
Em São Lucas (17:20,21) há uma fala de Jesus que vem nos ajudar na compreensão dessa máxima que diz: “O reino dos céus está dentro de vós”. O ensinamento nos lembra que o reino não é um lugar físico, mas um verdadeiro âmbito das riquezas psíquicas, cuja valorização nos proporcionaria inumeráveis conquistas se compreendêssemos esse potencial divino, criador, revolucionário
que habita em cada um de nós. Mais uma vez, Léon Denis vem nos esclarecer, no livro supracitado, que é através da manifestação crescente do Divino em nós que colocaremos nossa principal potência (a vontade) em movimento, para modificar nossa natureza, dominar a matéria e acessar o reino de Deus em nós.
Dito isso, podemos concluir que não basta querer, mas sair do estado inferior do ser ignorante, inconsciente do poder divino que existe dentro de cada um de nós e acessarmos as potências da alma, para assim chegarmos onde quisermos.
Comentários: [email protected]