Compartilhe!

*EVANGELHO DO DOMINGO* (27/03): A “parábola do filho pródigo”

Leia mais

Compartilhe!

*ATUALIZANDO:* Testemunho de um filho pródigo presente hoje em tantas famílias.

*Lucas 15,1-3.11-32*

*ENTENDENDO*

Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo exigiu do pai a sua herança em vida, pegou seus bens e partiu para um lugar distante e, vivendo vida desenfreada, perdeu tudo e voltou pra casa. O irmão que ficou com o pai não quis recebe-lo, mas o pai perdoou o filho rebelde e disse: “Este meu filho estava morto e tornou a viver, estava perdido e foi encontrado”. O amor do pai é tão grande que é capaz de respeitar a liberdade do filho e não partir para a violência, embora veja a família dividida. O filho rebelde experimenta tudo que deseja: sexo, festas, bebedeiras… Perde tudo e, somente quando passa humilhação, lembra-se da casa do pai, volta; não por reconhecer o erro, mas pelas dificuldades que passa. O pai não quer saber dos motivos que motivaram a sua volta, afinal, nunca desistiu dele. Tudo que esse pai quer é aproveitar a chance de recuperar o filho. Não olha o prejuízo que o filho lhe deu! Quando o pai pensa que tudo está no seu lugar com a volta do caçula rebelde, o mais velho, movido pelo egoísmo, briga com o pai e recusa seu irmão mais novo que precisa de uma chance. O pai sofre, mas não se submete aos caprichos do filho mais velho. Ele sabe ser bom sem perder a autoridade. Este pai é Deus, e é assim que Ele age com toda pessoa que erra. Faz de tudo para recuperar, perdoar e dar uma nova oportunidade.

*TESTEMUNHO DE UM “FILHO PRÓDIGO” PRESENTE HOJE EM TANTAS FAMÍLIAS*

“Era noite, não me recordo ao certo o dia, estava eu me escondendo de meus pais na casa de uma pessoa que eu julgava ser minha amiga, estava escondido na sacada da casa dela ouvindo minha mãe me procurar loucamente, sem encontrar. Quando a busca terminou me senti livre, e disse a mim mesmo, ‘agora posso aproveitar’. Fomos eu, um casal conhecido e outra garota até um parque próximo à minha casa, lá bebemos, usamos cocaína, curtimos. Voltei para o condomínio de madrugada, estava todo sujo e com uma aparência péssima, conforme me disseram depois. A porta de casa estava trancada, eu bati, toquei a campainha, liguei para o celular da minha mãe, ninguém atendeu, haviam me deixado para fora. Sem saber o que fazer fui à casa de uma amiga. No fundo da casa dela tinha um quartinho cheio de sujeira e bagunça, arrumei um lugar para eu sentar e lá dormi. De manhã a mãe dela me encontrou, levei um grande sermão. Este foi um episódio dentre muitos da minha vida de viciado *(J.B.M – 20 anos – Clínica Terapêutica Cantareira)*. O “filho pródigo” pode ser um dependente químico, que a família já fez de tudo, mas ainda não conseguiu recuperá-lo; pode ser algum familiar que enveredou no mundo da criminalidade; pode ser um filho ou filha que saiu de casa por achar que a família atrapalha a sua liberdade… O evangelho de hoje se apresenta como luz a clarear rumos.

  *Padre Rosivaldo*

*Facebook: Antonio Motta*


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!