Decisão de Putin e Lukashenko vai contra promessa que Moscou havia feito anteriormente.
O governo de Belarus anunciou neste domingo (20) que os exercícios militares conjuntos com a Rússia continuarão por tempo indeterminado devido ao aumento das tensões na vizinha Ucrânia. As tropas, que estão em território belarusso, deveriam terminar as atividades neste domingo, conforme Vladimir Putin prometeu a Emmanuel Macron no início do mês.
Essa decisão aponta que as tropas russas permanecerão em Belarus, em meio a uma crise com o Ocidente.
Anteriormente, Moscou havia feito uma promessa de que suas forças deixariam este país às portas da União Europeia após a conclusão das manobras que vem sendo realizadas desde 10 de fevereiro.
“Tendo em vista o aumento da atividade militar perto das fronteiras (…) e o agravamento da situação em Donbas, os presidentes de Belarus e da Rússia decidiram continuar as manobras militares”, declarou o ministério da Defesa belarusso em sua conta no Telegram neste domingo.
De acordo com Minsk (capital de Belarus), o objetivo das manobras continua sendo “garantir uma resposta adequada e uma desescalada dos preparativos militares que estão sendo realizados por pessoas mal intencionadas perto das fronteiras”.