Compartilhe!

Semana de Arte Moderna de 1922 completa 100 anos e é celebrada com programação cultural em SP

Leia mais

Compartilhe!

Há um século, artistas de diversas áreas se apresentavam no Theatro Muncipal e revolucionavam modo de fazer arte no país

A Semana de Arte Moderna de 1922, marco da arte e do Modernismo brasileiro, completa 100 anos neste domingo (13). Para celebrar a data, eventos acontecem por toda a capital paulista lembrando a atuação de escritores, pintores, escultores, intelectuais e músicos que romperam com o Parnasianismo, escola artística predominante até 1922 e baseada no rigor formal, e recriaram o cenário artístico nacional.

Os eventos promovidos pelas secretarias da Cultura do estado e do município, além da fundação responsável pelo Theatro Municipal de São Paulo – local que sediou a Semana de Arte Moderna de 1922.

Eles homenageiam a atuação de expoentes da arte da época, como o poeta Mário de Andrade, o escultor Victor Brecheret e o pintor Di Cavalcanti, entre outros ícones da Semana de Arte Moderna de 1922.

O Theatro apresenta até o dia 17 exposições, intervenções artísticas e apresentações relativas  à semana modernista. Na música, os destaques são a apresentação da Orquestra Experimental de Repertório, do Quarteto da Cidade, a apresentação Esta Noite se Improvisa e a estreia de novo espetáculo do Balé da Cidade.

Além disso, o Theatro Municipal promove a “Expedição Modernista”, junto ao Coletivo Jornal das Miudezas e Coletivo Teatro Dodecafônico. A iniciativa propõe um passeio pelo Centro da cidade, com passagem pela Casa da Imagem, pela Biblioteca Mário de Andrade e pelo próprio Theatro Municipal, três equipamentos culturais, onde serão realizadas oficinas e outras atividades.

Bibliotecas

A Secretaria Municipal de Cultura está promovendo uma programação cultural especial voltada ao público infanto-juvenil nas bibliotecas municipais. As atividades, que iniciaram no dia 4 de fevereiro, apresentam o Modernismo brasileiro de maneira lúdica e imersiva, destacando sua importância para as artes, para a cidade e para a história do país.

As bibliotecas marcam forte presença nas atividades voltadas ao centenário da Semana de 22. Nesse sentido, destaca-se a intervenção “Trilhinha Modernista”, do grupo Movimento Vem Brincar. A atividade, voltada para o público de até seis anos, mescla brincadeira, música e contação de histórias que passeia por figuras como Tarsila do Amaral e Fernando Pessoa, trazendo a importância do Modernismo nas artes, na literatura e na arquitetura. 

Semana teve artistas como Mário de Andrade (em pé, de terno escuro, à esquerda) e Oswald de Andrade (no chão)-REPRODUÇÃO/CASA MÁRIO DE ANDRADE

As atividades não se limitam à discussão de informações, mas em levantar debates e analisar o movimento a partir de questões contemporâneas, como diversidade, gênero e raça. É o caso do espetáculo “Desenquadrando Tarsila”, da Companhia As Clês. O grupo é conhecido por seu trabalho em contação de histórias infantil abordando a biografia de personalidades femininas. Em “Desenquadrando Tarsila”, a história da pintora Tarsila do Amaral é recontada de maneira aprofundada, mas divertida e rimada. 

Para quem gosta de música, uma opção é “Histórias Modernas”, Semana de 22 O centenário, da Cia. Passarinho Contou. Trata-se de uma costura de histórias que envolve música autoral, poesia dos modernistas brasileiros e contação de histórias, trazendo, também, sua importância para a cidade de São Paulo, onde o movimento irrompeu. O evento conta com tradução para Libras e acontece nas bibliotecas Cora Coralina, Padre José de Anchieta, Prefeito Prestes Maia, Sérgio Buarque de Holanda e Alceu Amoroso Lima.

A programação está disponível na página da prefeitura.

22+100

Apesar de os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 serem celebrados oficialmente a partir deste domingo (13), a programação feita pela prefeitura já acontece desde janeiro. O projeto recebe o nome de “22+100” e tem cem dias de duração, iniciados em 22 de janeiro, com as festividades para o aniversário da cidade de São Paulo, e com previsão de término em 1º de maio, contando com obras inéditas da nova edição do MAR (Museu de Arte de Rua).

Novos endereços, em todos os cantos da cidade, recebem artes em diversos formatos, como grafite, lambe-lambe e fotografia. As imagens terão como tema o modernismo. Entre elas, estão 22 obras, sendo releituras realizadas por artistas contemporâneos (indígenas, negros e brancos) em 22 espaços; além de intervenções com inspirações modernistas em locais públicos da cidade.

São Paulo também ganha intervenção artística com 100 obras em diversos formatos temporárias, homenageando personagens modernistas ou “novos modernistas”. Essas esculturas serão instaladas por toda a capital, especialmente na periferia, e trarão figuras emblemáticas como Mário de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Oswald de Andrade. A previsão para o início é em abril.

Secretaria Estadual de Cultura

O Governo de São Paulo anunciou na terça-feira (8) as próximas atividades do Programa Modernismo Hoje, iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com a Secretaria de Turismo e Viagens que celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e reúne um total de 270 atividades culturais das instituições do Estado — 186 (69%) já foram realizadas e 84 estão programadas.

Os destaques de 2022 são: o evento “Modernismo. Destaques do Acervo”, na Pinacoteca  (13 de janeiro a 20 de dezembro), com 134 obras de artistas modernistas que fazem parte do acervo do museu; a exposição “O Atelier de Brecheret’,’ no Museu Catavento, sobre a vida e a obra de Victor Brecheret (10 de fevereiro a 31 de março de 2022), a mostra “Pilares de 22”, no Memorial da América Latina, com caricaturas de artistas brasileiros que influenciaram o modernismo na América Latina (13 de fevereiro a 13 de abril); a exposição “Esse Extraordinário Mário de Andrade”, no Museu Afro Brasil (25 de fevereiro a 30 de junho), e a projeção mapeada “100 anos de Modernismo / São Paulo celebra a Semana de 22”, do Estúdio Bijari, na fachada do Palácio dos Bandeirantes (13 a 17 de fevereiro).

Oficinas culturais

Ao longo do mês de fevereiro, as oficinas culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis, estarão com uma programação voltada para as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, um dos marcos do Movimento Modernista no Brasil. Todas as atividades são gratuitas.

Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, um dos destaques é a exposição Parque 22, da artista plástica Iara Jamra. A exposição reúne pinturas, esboços e rascunhos que buscam refletir o mundo em 2022: personagens ocultos, sem rostos, sem olhares, inexpressivos e atônitos, diante de uma pandemia avassaladora. As obras remetem a Semana de Arte Moderna de 1922 como num parque de memórias. A exposição pode ser visitada até 30 de abril.

A programação está disponível no site da Secretaria Estadual da Cultura e Economia Criativa.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!