Compartilhe!

Iemanjá recebe escultura de cavalo-marinho; saiba qual o significado do presente de 2022

Leia mais

Compartilhe!

Nesta quarta-feira, 2 de fevereiro, a Rainha do Mar recebe diversas homenagens na praia do Rio Vermelho, em Salvador.

Paz, prosperidade, harmonia e união. Esse é o significado da escultura de cavalo-marinho que foi entregue como oferenda para Iemanjá. O balaio também tem flores, perfume, comida e presentes para agradar a “Rainha do Mar”, celebrada por devotos em Salvador nesta quarta-feira, 2 de fevereiro.

Nesta manhã, o cenário na praia do Rio Vermelho foi bem diferente do que os baianos estavam acostumados a ver antes da pandemia da Covid-19: muitas pessoas com pés na areia, flores e alfazemas nas mãos.

Isso porque festas e comemorações de grande porte não estão permitidas no bairro, a fim de evitar a disseminação do coronavírus. A festa foi cancelada pelo segundo ano consecutivo e o prefeito Bruno Reis já havia antecipado que a praia do Rio Vermelho estaria fechada nesta data, coibindo aglomerações.

Apesar disso, a entrega do presente coletivo foi mantida e aconteceu por volta da 8h, quando os pescadores se afastaram da costa e levaram a oferenda para o mar em um barco.

 

Iemanjá recebe escultura de cavalo-marinho — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

Búzios, conchas e pérolas formam a imagem de um cavalo-marinho, que simboliza boa sorte, proteção e direcionamento para quem tira o sustento do mar. A obra foi criada pela artista Sandra Rosa e representa caminhos de paz, prosperidade, harmonia e união, conforme o babalorixá Pai Ducho, responsável pela definição da escolha do presente.

O mistério sobre o presente que vai no balaio principal é mantido até a saída do Ilê Axé Awa Negy, no bairro do Engenho Velho da Federação, para o bairro do Rio Vermelho. O terreiro é responsável por preparar a oferenda principal dos pescadores.

Rainha do Mar recebe homenagens nesta quarta-feira (2) — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

O babalorixá detalhou que foi feito um ritual no terreiro e outro na praia, com cânticos para saudar os orixás, além de pedir paz, saúde, sucesso e felicidade para a humanidade.

“Também pedimos para que essa pandemia termine e para que o povo se conscientize e respeite uns aos outros, para que a gente possa fazer a festa em 2023”.
Presente principal de Iemanjá é levado ao Rio Vermelho — Foto: Camila Oliveira/TV Bahia

Cancelamentos e a Covid-19

Há dois anos, as tradicionais festas populares não ocorrem em Salvador por causa da pandemia. A Lavagem do Bonfim, uma das mais importantes do estado, também foi cancelada. No entanto, a festa ao Senhor do Bonfim foi mantida, mas com restrições, no mês de janeiro.

O carnaval, a maior festa de rua do mundo, também foi cancelado na Bahia, pela segunda vez. Em dezembro de 2021, o governador Rui Costa anunciou a decisão. Apesar do cancelamento das festas de rua em Salvador e em todo o estado, muitos eventos privados mantiveram a decisão de realizar festas do tipo “carnaval indoor”.

 

Ainda em dezembro do ano passado, Salvador registrou um surto de gripe e, em janeiro deste ano, os casos de Covid-19 voltaram a aumentar. Diante do cenário, alguns eventos de carnaval, que aconteceriam em fevereiro, foram adiados ou cancelados.

Em 11 de janeiro, o governo da Bahia publicou o primeiro decreto do ano com redução de público em eventos e exigiu comprovante de vacinação em estabelecimentos. Nove dias depois, em 20 de janeiro, o governo reduziu ainda mais o público em eventos. Antes eram 3 mil e passou para 1,5 mil.

Os casos de Covid-19 seguem aumentando no estado e, de acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na terça-feira (1º), o estado atingiu 29.176 casos ativos da doença. Além disso, em 24h, foram contabilizados 4.385 novos casos conhecidos de coronavírus e 37 óbitos.

Até terça-feira, o estado tinha registrado 11.137.197 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.416 com a dose única, 9.460.047 com a segunda dose e 2.424.836 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 106.063 já foram imunizados.

Por TV Bahia e g1 BA


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!