Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (23/01): Jesus anuncia de forma clara e objetiva a sua missão

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: O que viemos fazer no mundo? Estamos cumprindo a nossa missão?

ENTENDENDO

O evangelho deste domingo traz de maneira clara, objetiva e firme Jesus apresentando a sua missão a ser realizada no mundo: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano da graça do Senhor”. Esta é uma profecia de aproximadamente 750 anos, anunciada pelo profeta Isaias e lida por Jesus numa sinagoga, para mostrar que ele veio cumprir uma promessa de Deus. De forma clara e objetiva anuncia a sua missão – trazer a salvação e recuperar a dignidade dos que precisavam viver melhor: os pobres, doentes, pecadores, oprimidos. Ao afirmar no início de sua declaração que o “Espírito do Senhor está sobre mim… pois ele me enviou…”, Jesus está conscientizando o povo e as gerações seguintes, que a origem de sua missão está no seu Pai. É de Deus que parte a iniciativa de Jesus se tornar homem, um de nós e conviver com a humanidade em pé de igualdade, menos no pecado. No conteúdo do projeto, os feridos pela injustiça serão curados; os prisioneiros do pecado e do egoísmo recuperarão a liberdade e se converterão ao amor. A cegueira que impede as pessoas de descobrirem os caminhos de Deus será superada. Aos massacrados pela opressão será proclamada a libertação. Enfim, a vinda de Jesus deu possibilidade de todos recuperarem a sua relação com Deus.

O QUE VIEMOS FAZER NO MUNDO? ESTAMOS CUMPRINDO A NOSSA MISSÃO?

Qual é o valor do tempo para nós? Nós vivemos apenas uma vez. Estamos aproveitando bem o tempo? Horas perdidas, anos perdidos, tempo perdido… estamos evitando isso? Agora passemos a perguntas existenciais mais profundas: Quem somos nós? Por que estamos aqui no mundo? O que viemos fazer? Nem sempre queremos encarar esses questionamentos, mas eles podem contribuir para o nosso crescimento e seriedade com a vida. Os que creem em Deus e em seu projeto realizado por Jesus, certamente vão encontrar respostas mais completas, pois vão se deparar com duas dimensões: humana e divina. E não de forma isolada, mas integrada – o humano divinizado e o divino humanizado. Ou seja, vivendo e sentindo a presença divina corrigindo nossos erros, atendendo nossos pedidos em forma de graça e nos acompanhando diariamente; e, na presença divina humanizada, tendo a referência Jesus, que viveu também como pessoa humana, em sintonia com o Pai. Por outro lado, a pessoa fraca na fé, distraída para a dimensão divina, materialista ou que se diz não acreditar em Deus, certamente vai ficar mais abalada com os baques e tempestades da vida. Cabe a nós estarmos mais próximos dessas pessoas e transmitir a elas a força do que acreditamos. O evangelho de hoje entra também nessa dimensão – cuidar dos fragilizados.

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!