Compartilhe!

EVANGELHO DO SÁBADO (25/12): A Palavra se tornou gente e habitou entre nós

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Na Missa do Natal o Papa Francisco destacou a virtude da humildade.

ENTENDENDO

“No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus”. “Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas”. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la”. O evangelho de hoje traz uma ligação com o início da Bíblia, no livro do Genesis. A “Palavra” é repetida várias vezes e ganha destaque. Já no início da Bíblia a Palavra é tida como criadora e geradora da vida. Este sentido é confirmado no evangelho de hoje, ou seja, a Palavra como força criadora que a tudo dá vida. O evangelho afirma que a Palavra já estava desde o início. Essa Palavra é Jesus, como Sabedoria criadora de Deus, existindo desde o princípio junto do Pai. A Sabedoria é o sentido da vida presente em todas as coisas. O evangelho também fala que a Palavra trouxe a luz para clarear as trevas. A luz é o resplendor da vida revelando toda verdade. As trevas são as forças contrárias, agindo com violência e promovendo morte na sociedade, e que se opõem às verdades trazidas por Jesus (João 1,1-18).

NA MISSA DO NATAL O PAPA DESTACOU A VIRTUDE DA HUMILDADE

“Essa época parece ter esquecido da humildade, ou parece que simplesmente a relegou a uma forma de moralismo, esvaziando-a da força transformadora de que ela é dotada. Mas, se precisasse exprimir todo o mistério do Natal em uma palavra, acredito que a humildade será a que mais pode ajudar. Relembrar significa ‘reportar ao coração’. Relembrar não é repetir, mas fazer um tesouro, reviver e, com gratidão, deixar que a força do Espírito Santo faça nosso coração arder como os primeiros discípulos. A sinodalidade é um caminho para o qual temos que nos converter porque, acima de tudo, nós estamos aqui e vivemos a experiência do serviço à Igreja por meio do trabalho na Cúria Romana” (O Sínodo dos Bispos foi iniciado em 17/10/2021 e vai durar dois anos).

Padre Rosivaldo
Facebook: Antonio Motta


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!