Compartilhe!

Enem 2021: estratégias para o primeiro dia de prova

Leia mais

Compartilhe!

Professores dão dicas de como se organizar, do que fazer e o que não fazer nos dias que antecedem o exame e na hora H.

A reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. Neste domingo (21), os 3.109.762 inscritos farão a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e a redação.

Pode parecer muita coisa e a espera pelo dia da prova pode ser angustiante, mas o g1 conversou com o coordenador do Curso Anglo, Madson Molina, e com o diretor geral das Escolas SEB de Ribeirão Preto e São José de Rio Preto, Zeid Sakr, que deram dicas de como otimizar este tempo e aguardar pelo Enem da melhor maneira possível.

LEIA TAMBÉM

Confira abaixo as dicas dos profissionais:

Até que dia estudar?

Para o professor Madson, quem deve decidir isso é o próprio aluno, com base nas próprias características. Segundo ele, enquanto estudar até o último dia pode tranquilizar alguns candidatos, para outros pode gerar ansiedade, então é importante que o aluno respeite o seu processo.

“Na educação, nunca se tem um único caminho, aliás essa é a grande riqueza para quem trabalha com educação: aprender com tantas vertentes diferentes. Então, que o aluno pense bastante para não tomar uma decisão em cima da hora”, comenta.

O professor Zeid opina que estudar muito em cima da hora do exame pode ser mais prejudicial do que ajudar. “Estudar muito próximo do horário da prova só aumenta a tensão, porque se o aluno ver algo que ele não sabe, vai se desesperar”.

“No domingo, o aluno não deve tocar no material, pois é um dia de relaxamento. Precisa acordar tranquilo, descansado e que busque relaxar, para sair de casa com antecedência e chegar ao ponto de prova com antecedência e, uma vez ali, procure se distrair um pouco, converse com amigos”, completou o professor Zeid.

Com qual antecedência chegar ao local de prova?

O Enem acontece em dois domingos, dia que, comumente, os transportes públicos circulam com horários diferentes do resto da semana, além de ser um dia de muita movimentação. Além disso, uma vez que os portões são fechados às 13h, o aluno não consegue mais entrar para fazer o exame. Por isso, é importante se planejar para chegar com antecedência (confira o cronograma completo ao fim dessa reportagem).

“O aluno deve chegar o mais cedo possível. Que ele chegue ao meio-dia já com a consciência [tranquila] de que ele está no lugar onde o evento vai acontecer e fique mentalizando e repassando suas estratégias, ao invés de chegar em cima da hora”, sugere o professor Madson.

Outra dica dos professores é conferir a previsão do tempo e levar um guarda-chuva.

Vale a pena fazer revisão no sábado e no domingo de manhã?

Para Zeid, quanto mais próximo da prova, maior fica a tensão. Por isso, qualquer revisão deve acontecer no máximo até o sábado, para que no domingo o aluno possa resguardar um tempo antes do exame para relaxar.

“O aluno precisa lembrar que o preparo dele foi feito no decorrer do ano inteiro. Nada do que ele fizer agora vai ter muita efetividade na prova. Então, ele tem que ter ciência de que o trabalho foi feito, ele estudou e se empenhou ao máximo e agora deve manter a calma.”

É uma boa entrar em redes sociais?

Usar as redes sociais antes da prova pode ajudar a relaxar a mente e o professor Madson não vê problema em aproveitar essa ferramenta. “Sempre é bom estar com a família, com o parceiro ou parceira e com os amigos. Eles nos energizam e são nosso porto seguro. (…) Esse acesso à rede social para compartilhar com amigos e família à distância faz sentido, para buscar ponto de segurança para performar da melhor maneira possível.”

Ficar acompanhado da família até o momento da prova faz bem?

Para o professor Zeid, o momento de chegada ao local de prova até o momento de começar o exame é de relaxar, e pode ser difícil para alguns alunos fazerem isso se estiverem acompanhados de pais e responsáveis.

“Uma orientação para as famílias é apoiar o filho durante todo o tempo. Isso é determinante e sabemos disso, mas na hora da prova, acredito que é muito importante o aluno ter um pouquinho de autonomia”. 

Por qual parte começar a prova?

Começar pela redação é a dica do professor Madson para o primeiro dia de prova. “Olhe a proposta, os textos motivadores e já vá trabalhando isso em ‘segundo plano'”. Assim, o aluno vai respondendo as questões objetivas enquanto mantém em mente a proposta da redação e usa o o momento final da prova para estruturar o texto.

Já para o professor Zeid, a ordem de prioridade vai ser determinada pelo próprio aluno, que deve considerar o tempo que vai gastar na produção da redação e saber que algumas questões das áreas de conhecimento podem exigir um pouco mais de tempo.

Já para o professor Zeid, a ordem de prioridade vai ser determinada pelo próprio aluno, que deve considerar o tempo que vai gastar na produção da redação e saber que algumas questões das áreas de conhecimento podem exigir um pouco mais de tempo.

Ir ao banheiro no meio da prova pode ajudar ou atrapalhar?

Ir ao banheiro pode render ao aluno uma pausa da prova, mas o professor Madson opina que é necessário avaliar em que momento ter este “respiro”. “Se o aluno não está com vontade de fazer xixi e se perceber que está em uma curva boa de aproveitamento, continue e espere o momento que perceber que não está mais conseguindo pensar tanto para dar uma circulada e toamr um ar antes de voltar para a prova”, diz.

Vale lembrar que não é permitido circular pelo local de prova sem motivo e a toda ida ao a banheiro é acompanhada por um supervisor.

Como ‘chutar’ com consciência?

“Chutar” respostas do Enem não é indicado, já que a prova é corrigida com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que pode dar uma nota maior ou menor a depender de outras respostas do aluno. Assim, se o aluno erra uma questão fácil e erra uma difícil, ele vai ter uma nota menor no item certo do que outro aluno que acerte as duas questões.

“Isso vai de encontro com deixar muita coisa para o final da proa. Às vezes o aluno não se organiza e lá no final da prova ele deixa para responder a disciplina que ele mais entende e tem facilidade e acaba não tendo tempo. Aí ele é obrigado a chutar deliberadamente, erra questões fáceis e isso acaba prejudicando muito a pontuação final dele”, explicou o professor Zeid.

O que levar e o que não levar no dia da prova?

 

 

Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!