Maior cemitério da América Latina teve esquema especial de trânsito e medição de temperatura na entrada. Com protocolos menos rígidos de prevenção contra a pandemia, número de visitantes deve crescer quase 20% este ano na capital. No ano passado foram menos de 84 mil visitantes.
Uma fila de carros se formou antes das 7h no Cemitério da Vila Formosa, na Zona Leste da capital paulista, nesta terça-feira (20), Dia de Finados. Agentes da Companhia de Engenharia de Trânsito (CET) montaram uma estrutura com cones e faixas para auxiliar o trânsito no local.
O Vila Formosa é o maior cemitério da América Latina e deve concentrar boa parte das visitas às sepulturas neste feriado. Com protocolos menos rígidos de prevenção contra a pandemia, o número de visitantes deve crescer quase 20% este ano. São esperados 100 mil pessoas nos 22 cemitérios municipais da capital.
No ano passado, com regras mais rígidas de prevenção contra a Covid-19, foram menos de 84 mil visitantes. Este ano, por causa do número de mortes com Covid-19, os cemitérios devem receber mais visitas de familiares.
As 249 linhas de ônibus que passam na região dos cemitérios sinalizaram na identificação o nome dos dos cemitérios por onde passam.
Os visitantes respeitaram o uso de máscaras nos cemitérios da cidade. A temperatura era aferida na entrada desses locais. Houve esquema especial da CET em todos os 22 cemitérios municipais.
Na Zona Sul, o cemitério do Morumbi recebeu visitas de fãs na sepultura do ex-piloto Ayrton Senna, que morreu em um acidente em 1994.
Os protocolos de prevenção contra a Covid-19 durante as visitas são:
- Todos os visitantes deverão usar máscara e álcool em gel;
- Há medição de temperatura nos portões de entrada;
- Os cultos religiosos estão liberados, mas em ambientes abertos, respeitando o distanciamento entre as pessoas;
- A orientação do serviço funerário foi no sentido de aumentar o número de cultos e missas ao longo do dia pra dar mais opções pros fiéis e evitar as aglomerações.
No cemitério Quarta Parada, na Zona Leste, os visitantes usavam máscara e tinham a temperatura aferida na entrada.
No Cemitério do Araçá, na região central da capita paulista, houve fila de carros no início da tarde desta terça-feira (2).
Os cemitérios abrem nesta terça-feira (2) das 7h às 18h.
Por G1