Compartilhe!

Governo federal anuncia licitação para elaboração de estudos e projeto para construção de canal no sertão da Bahia

Leia mais

Compartilhe!

Previsão é de que as obras sejam concluídas em 10 anos e deverão ajudar mais de 70 mil produtores rurais, além de 4,5 mil piscicultores. Objetivo é levar água do Rio São Francisco à bacia do Rio Paraguaçu.

Governo Federal publica documento autorizando realização do canal do sertão baiano

Para evitar um colapso, o uso de água do Rio Paraguaçu, que nasce na Chapada Diamantina e deságua na Baía de Todos-os-Santos, foi limitado em 50% pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O projeto do governo federal prevê a construção de um canal que terá quase 300 quilômetros de extensão.

O canal irá começar na estação de bombeamento do Projeto Salitre, na zona rural de Juazeiro, passar pelas barragens de Ponto Novo, Pedras Altas e São José do Jacuípe, que alimenta o leito do Rio Jacuípe. Depois, seguirá pelos municípios de Gavião e Riachão de Jacuípe até chegar na barragem de Pedra do Cavalo, que absteve o município de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador.

A previsão é de que as obras sejam concluídas em 10 anos e as águas deverão ajudar mais de 70 mil produtores rurais e mais de 4,5 mil piscicultores.

A bacia do Rio São Francisco, que vai ceder água para o canal, também tem sofrido com a crise hídrica. No entanto, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Marcelo Moreira, disse que a situação do rio não vai piorar por causa da construção do canal.

“Já temos outorga prévia da ANA, que é a Agência Nacional de Águas. A quantidade de água que vamos retirar do São Francisco para atender o canal do sertão baiano já está totalmente estudada e reservada para esse projeto”, explicou.

Por TV Bahia

 


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!