Compartilhe!

EVANGELHO DA TERÇA (19/10): “Felizes os que o Senhor encontrar acordados quando chegar”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Acordados e vigilantes para “viver a vida com intensidade e intensamente”.

ENTENDENDO

“Ficai de prontidão, com o cinto amarrado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando chegar”. “Vigilância” e “disponibilidade” eram duas palavras chaves nas orientações do Mestre Jesus. “Lâmpadas acesas” era sinal de que a cena acontecia de noite, numa provável referência à Páscoa. Disponibilidade e vigilância, mantidas pela luz da Palavra de Deus é o que é exigido do discípulo para esperar e acolher o Senhor que retorna de uma festa de casamento, símbolo do Reino de Deus. Cingir-se era um termo que Jesus utilizava para indicar disponibilidade e prontidão. O fechamento da parábola traz um detalhe interessante. O patrão, ao voltar da festa de casamento, age como se fosse um servo: “… ele mesmo vai arregaçar sua veste, os fará sentar à mesa e passará para servi-los”. Mostra que Cristo é o servo de todos, conforme Ele fez na Última Ceia ao lavar os pés dos discípulos e servir à mesa (Lucas 12,13-21).

ACORDADOS E VIGILANTES PARA “VIVER A VIDA COM INTENSIDADE E INTENSAMENTE”

Viver a vida com intensidade não é o mesmo que viver a vida intensamente. A primeira opção requer do indivíduo discernimento e lucidez no sentido de tirar dos ensinamentos da escola da vida, aprendizados para a sua formação pessoal e espiritual. Viver a vida intensamente exige do indivíduo uma entrega na busca de experiências que visem proporcionar-lhe prazer imediato. É como se cada dia vivido fosse o último de sua existência e a vida é encarada como oportunidade de busca de situações que deem sentido ao lema: “A vida deve ser aproveitada ao máximo” (somostodosum.com.br).

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!