Compartilhe!

EVANGELHO DO DOMINGO (17/10): Mestre, “permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Uma das ações que mais realiza a pessoa é o ato de servir.

ENTENDENDO

Jesus é surpreendido com um pedido de dois apóstolos que eram irmãos, Tiago e João: Mestre, “permite que nos sentemos, na tua glória, um à tua direita e o outro à tua esquerda!” Jesus lhes disse: “Não sabeis o que estais pedindo”. “Quando os outros dez ouviram isso, ficaram zangados com Tiago e João”. Jesus acrescentou: “Quem quiser ser o maior entre vós seja aquele que serve”. Jesus trouxe um novo jeito das pessoas se relacionarem, muito diferente da mentalidade do mundo. Para quem é contagiado pela lógica comum, bom é mandar, é mostrar-se poderoso e sentir prazer com a submissão e o medo. O serviço prestado ao ditador não resulta de um ato amoroso, mas de uma obrigação. O poder para Jesus segue na direção oposta. O domínio transforma-se em serviço. O dominado assume a feição de um irmão de caminhada. O poder não é utilizado para oprimir, mas para libertar. A relação de escravidão transforma-se em relação de fraternidade. A grandeza para quem entende a filosofia do Reino não consiste em ser servido, mas em servir para que o outro cresça (Marcos 10,35-45).

UMA DAS AÇÕES QUE MAIS REALIZA A PESSOA É O ATO DE SERVIR

Respondendo aos dois discípulos do evangelho de hoje, Tiago e João, que buscavam privilégios diante dos outros colegas; Jesus mostra que o maior é o que serve. Existem valores que são comuns a todas as pessoas, não importa a classe social, cor da pele, cultura, religião. São valores trazidos da própria natureza divina. Deus nos cria para o bem, para o serviço. Os maiores líderes da história da humanidade, que o povo não esquece são lembrados pelos gestos de serviço e amor ao próximo: Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Luther King, Irmã Dulce e tantos outros. Indo para o mundo dos negócios, ainda que exista o interesse do lucro, podemos perceber que os comerciantes mais bem sucedidos são aqueles que oferecem aos clientes o mais alto senso de valor e serviço. Enfim, para que uma pessoa seja bem sucedida em diversas áreas de ação é necessário buscar a melhor maneira de servir. Jesus Cristo não deixou nenhuma dúvida sobre a importância de servir, e levou-nos a entender de que “dar é muito melhor do que receber”. Busque a melhor maneira de servir e você conhecerá o significado do amor ao próximo.

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!