Compartilhe!

EVANGELHO DA SEXTA (15/10): “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: O hipócrita e o relacionamento interpessoal.

ENTENDENDO

Diante de uma multidão, Jesus fala primeiro aos discípulos. Pede para estarem atentos e não se deixarem levar pelo procedimento dos fariseus, cuja hipocrisia era bem conhecida. O Mestre os alertou quanto ao perigo de viver uma vida dupla, “acender uma vela pra Deus e outra pra o diabo”, como acontecia com os fariseus, os quais escondiam sua corrupção interior atrás de uma fachada de piedade. Atitude inútil porque quem engana o seu semelhante, não consegue enganar a Deus. Profetizou de que as coisas escondidas, um dia seriam reveladas pelo Pai do Céu. Em seu discurso Jesus também encoraja seus seguidores – diz que é preciso superar o medo da morte, tornando-se livres diante dela. Só Deus merece ser temido, pois em suas mãos está a destino eterno de todas as criaturas. Ele é o Senhor da vida e da morte. O máximo que os inimigos poderão fazer será tirar a vida física. Nada mais! A vida física para os que creem em Deus não é a única motivação da existência (Lucas 12,1-7).

O HIPÓCRITA E O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

O hipócrita nem sempre sabe que é um hipócrita, acredita que os fins justificam os meios, não pensa nas possíveis consequências que este pensamento possa ter, tem valores sociais e pessoais distorcidos. O hipócrita sofre, pois força-se a ser aquilo que não consegue ser, comete uma violência consigo mesmo. Com o tempo, perde-se sua “essência”, não sabe mais quem é, o que o define, levando-o a uma crise de identidade.
Não consegue sustentar seus fingimentos o tempo todo e a todo momento, os que estão em sua volta percebem, gerando desconfiança na pessoa. Não cometa essa violência consigo mesmo, não deixe a hipocrisia marcar você, não se torne a hipocrisia. Importante ressaltar, para além do juízo moral que se possa fazer do hipócrita, existe uma pessoa em sofrimento, vivendo dilemas que não estão sendo bem administrados, e aí a psicoterapia se torna uma ferramenta importante e libertadora (Homero Y. Tamanaha – Psicólogo Clínico).

Padre Rosivaldo
Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!