Compartilhe!

Mariana: MP cobra R$ 2,5 bilhões de Samarco, Vale e BHP para indenização dos atingidos

Leia mais

Compartilhe!

Segundo o Ministério Público de MG, três anos após homologação do acordo, nem 30% dos atingidos foram indenizados.

Em 2015, o rompimento da Barragem de Fundão destruiu os distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana- Foto: Leonardo Miranda /TV Globo

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) ajuizou uma ação de liquidação e cumprimento de sentença contra a Samarco, a Vale e a BHP Billiton, no valor de R$ 2.540.770.051,25, para garantir a reparação aos atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais.

A tragédia ocorreu em novembro de 2015 e deixou 19 pessoas mortas, destruiu comunidades e contaminou o Rio Doce e seus afluentes com rejeitos de mineração.

Segundo o MPMG, quase três anos depois da homologação do acordo com as empresas para pagamento das indenizações aos atingidos, “a obrigação não foi integralmente cumprida e sequer está próxima de sê-lo” – nem 30% dos atingidos foram indenizados.

Firmado em outubro de 2018, o acordo previa que as mineradoras fariam a reparação integral, assumiriam o ônus da prova e, após a conclusão dos cadastros dos atingidos, efetuariam os pagamentos, apresentando as propostas em até 90 dias.

No entanto, segundo o MPMG, “as rés vêm resistindo de forma continuada ao adimplemento adequado das obrigações impostas”.

O órgão solicita, primeiro, que o montante seja depositado em juízo, em favor das vítimas cadastradas. Os atingidos poderão levantar a parcela individualizada após a comprovação da condição de vítima e da extensão do dano. Na segunda fase, o MPMG pede que seja feito o pagamento do valor individual a cada vítima, retirado do montante global.

A promotoria solicita, ainda, que seja arbitrada multa de no mínimo 10% da dívida pelo atraso no pagamento das indenizações. A expectativa do MPGMG é que o processo beneficie 1.300 famílias.

g1 entrou em contato com Samarco, Vale e BHP e aguarda retorno.

Por Rafaela Mansur, g1 Minas — Belo Horizonte

 


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!