Compartilhe!

Evangelho da terça (21/09): “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: Papa Francisco diz que ‘a saúde é um bem primeiro’ e destaca a dedicação dos profissionais.

ENTENDENDO

A escolha dos 12 apóstolos foi um dos primeiros grandes impactos que Jesus provocou, já no início de sua vida pública. Ele convidou pessoas que não eram dos meios tidos como oficiais: o Santuário de Jerusalém e as Sinagogas. Convidou pessoas da Galileia, região mal vista pela mistura de raças, gente despreparada do ponto de vista intelectual: pescadores e agricultores. O único que sobressaia em preparo, não tanto intelectual, mas profissional, era Levi, o mesmo Mateus do evangelho de hoje. Só que Levi também tinha um inconveniente, a sua profissão de cobrador de impostos era mal vista por explorar a população na cobrança destes. Diante disso, os fariseus que se consideravam fiéis cumpridores da religião, ficaram escandalizados. O gesto de Jesus chamando Levi é extremamente revolucionário. Mostra, na prática, a sua tese de que “os sãos não precisam de médico”. E tratava-os com respeito e compaixão (Mateus 9,9-13).

PAPA FRANCISCO DIZ QUE ‘A SAÚDE É UM BEM PRIMEIRO’ E DESTACA A DEDICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

“A atual pandemia colocou em evidência tantas insuficiências dos sistemas sanitários e carências na assistência às pessoas doentes. Viu-se que, aos idosos, aos mais frágeis e vulneráveis, nem sempre é garantido o acesso aos cuidados médicos”. “O investimento de recursos nos cuidados e assistência das pessoas doentes é uma prioridade ditada pelo princípio de que a saúde é um bem comum primeiro. Ao mesmo tempo, a pandemia destacou também a dedicação e generosidade de profissionais de saúde, voluntários, trabalhadores e trabalhadoras, sacerdotes, religiosos e religiosas: com profissionalismo, abnegação, sentido de responsabilidade e amor ao próximo, ajudaram, trataram, confortaram e serviram tantos doentes e os seus familiares. Uma série silenciosa de homens e mulheres que optaram por fixar aqueles rostos, ocupando-se das feridas de pacientes que sentiam como próximo em virtude da pertença comum à família humana”.

Padre Rosivaldo

Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!