Finalização, hidratação, temperatura da água… Tudo isso influencia. A especialista Quênia Lopes ensina o que não pode faltar na sua rotina!
Não adianta apenas acertar no corte: os cabelos crespos e cacheados exigem cuidados específicos para ficarem bem formados e saudáveis. Isso por conta da estrutura do fio, que forma um caracol e é mais ressecado e poroso, de forma que a hidratação nem sempre penetra de forma igual em toda a sua extensão.
Quando se inclui alguma tintura ou processos químicos nessa história, então…
Para as crespas e cacheados manterem o cabelo forte e saudável, é preciso seguir alguns cuidados especiais. A especialista Quênia Lopes ensina 3 cuidados essenciais!
Faça um teste
“É importante que sempre antes de dar início a qualquer processo químico de tintura ou a química propriamente dita, seja feito o teste de mecha, pois o mesmo possibilita que se verifique a saúde do fio. Por exemplo, um fio hidratado vai absorver melhor o processo químico do que outro ressecado.”
“Além disso, durante o período em que o cabelo estiver com química, é importante ter cuidado com hidratação constante e finalização adequada, com produtos indicados para o seu tipo de cabelo, pois os fios vão necessitar de mais cuidados do que um cabelo virgem.”
Use produtos específicos
“O cabelo crespo tende a aparentar um aspecto mais ressecado pois a sua oleosidade é mais concentrada na raiz do fio. Sendo assim, é importante utilizar produtos específicos para cabelos crespos, lavar os cabelos com água fria ou morna e ficar atenta de não aplicar o leave-in na raiz.”
“As principais diferenças entre os fios lisos e crespos se dão pela distribuição de oleosidade natural, o que significa que, em um cabelo crespo, a oleosidade se distribui de maneira irregular devido à curvatura do fio, deixando-o mais frágil e quebradiço.”
Crie uma rotina
“Invista em hidratações semanais, adicione a umectação à sua rotina, use um xampu menos agressivo, aposte em um finalizador que garanta um bom day after (o período pós-lavagem do cabelo) e tenha uma misturinha no borrifador para revitalizar os cachos.”
Por Victor Hugo Camara, Gshow — Rio de Janeiro