Dentro da psicologia existem inúmeras abordagens, ou seja, modos diferentes de enxergar o ser humano, pois tratam de objetos diferentes de estudo. Exemplos clássicos são as Terapia Comportamental e Psicanálise, a primeira tem como objeto o Comportamento humano e a segunda têm como foco o inconsciente. Assim sendo cada uma vai utilizar de técnicas completamente distintas para lidar com as mesmas demandas, enxergando o ser humano de prismas completamente diferentes.
Esses dois exemplos são apenas uma amostra da diversidade dentro da área clínica; vale a pena ressaltar que existem ainda outras áreas como a psicologia organizacional, escolar, do trânsito, social, forense, jurídica e tantas outras que vão trabalhar em distintos cenários.
Voltando a área clínica, encontramos a diversidade, mas que convergem no objetivo de garantir mais qualidade de vida através da psicoterapia, assim sendo pode-se afirmar que todos devemos procurar uma abordagem que encaixe com nossa demanda. O que não é mais simples das tarefas visto que às vezes podemos confundir o desconforto de confrontar um conflito interno com a funcionalidade da abordagem.
Concluindo, a psicologia possui diversos universos de aplicações e abordagens e para encontrar a que mais se adequa à sua necessidade é preciso persistência, pois o mais importante do que a abordagem é a aplicação correta da técnica e acima disso a parceria formada entre profissional e paciente.
@thalitapsimaia
Thalita Maia CRP 03/17592
Psicóloga Clínica e Palestrante
Contato (85) 999040889