Compartilhe!

Evangelho da quarta (08/09): O desejo secreto de José de deixar Maria

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: “São José pode nos dizer muito, mas não fala, é homem escondido” (Papa Francisco).

ENTENDENDO

A Igreja celebra hoje a Natividade de Nossa Senhora (nascimento de Maria). O evangelho começa relacionando a origem de Jesus. Tudo inicia com Abraão, passa por Davi até chegar em Jesus Cristo. Deus tirou o povo antigo da escravidão do Egito, os descendentes de Abraão, e indicou a Terra Prometida onde, mais tarde, Jesus nasceria. Quando Jesus nasceu essa terra se chamava Palestina. Deus planejou tudo e não deixou motivos para gerar dúvidas da sua existência. Mostra também que é um Deus fiel que garante o que fala, promete e cumpre. A segunda parte do evangelho apresenta José na intenção de deixar Maria, quando soube de sua gravidez.  O anjo vem e esclarece a José que a gravidez é da vontade de Deus. E mais, que ele será pai do Salvador do mundo. O silêncio de José é profundo, é silêncio de aceitação total à proposta de Deus (Mateus 1,1-16.18-23).

“SÃO JOSÉ PODE NOS DIZER MUITO, MAS NÃO FALA, É HOMEM ESCONDIDO”

José “pode nos dizer muito, mas não fala, é o homem escondido, que tem a maior autoridade naquele momento, sem demonstrá-la”. Um homem que sabe da sua missão, mas não a exalta, tampouco exacerba qualquer traço de masculinidade autocentrada: “É o homem que não fala, mas obedece. O homem da ternura, o homem capaz de levar adiante as promessas para que se tornem firmes, seguras. O homem que garante a estabilidade do Reino de Deus, a paternidade de Deus, a nossa filiação como filhos de Deus”. O Papa gosta de pensar nele “como guardião das fraquezas, das nossas fraquezas: é capaz de fazer nascer muitas coisas bonitas das nossas fraquezas e inclusive dos nossos pecados” (Papa Francisco).

     Padre Rosivaldo

    Facebook: Rosivaldo Motta CSsR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!