Atualmente, temos um número quase infinito de informação disponível, porém uma coisa que permanece sendo tabu para muitos é a psicologia. Ao contrário do que muitos pensam: “psicólogo é para doido!”, fazer terapia é necessidade de todos, mas infelizmente é a prioridade da minoria. Se considerarmos, porém que todos nós temos desde que nascemos, literalmente desde que nascemos a primeira dor que é o nascimento e o rompimento do cordão umbilical que nos separa daquele lugar perfeito, começamos a entender.
Seguimos nossa análise para a primeira infância onde nos deparamos com a frustração de nossas necessidades não serem automaticamente supridas (e isso é bom), consideramos a seguir as primeiras broncas, as primeiras amizades desfeitas, e a lista continua. Somado à isso temos pais imperfeitos com suas próprias lutas e inseguranças, fazendo o melhor que podem e sabem.
Construí esse cenário para facilitar a compreensão de que o mundo é um lugar imperfeito, mas nossa mente procura perfeição e conforto, e às vezes ela pega um atalho que frequentemente não e o mais saudável ou aceitável para a vida em comunidade.
Concluindo, terapia é para toda e qualquer pessoa não importando a idade, mas as crianças tem enormes vantagens chamadas: plasticidade neural e sinceridade, ou seja, além de terem maior capacidade de recuperar-se de traumas e de aprendizado, elas também não buscam parecer serem perfeitas e equilibradas, nem tampouco querem despertar pena em ninguém. E os resultados de trabalhos psicoterapêuticos na infância não só são eficazes como previnem futuros inúmeros problemas na vida adulta. Não hesite em buscar um profissional para ajudar no equilíbrio emocional, psicoeducação, habilidades sociais e muitas outras demandas da infância.
@thalitapsimaia
Thalita Maia CRP 03/17592
Psicóloga Clínica e Palestrante
Contato (85) 999040889