Compartilhe!

Burnout, uma síndrome laboral

Leia mais

Compartilhe!

A palavra “burnout” traduzida de maneira literal significa “esgotamento”, essa síndrome tem como característica principal o esgotamento físico e mental. E é desenvolvida especificamente no contexto trabalhista, especialmente as que lidam com pessoas e estão ao mesmo tempo sob algum tipo de pressão. Sendo que a maioria das atividades profissionais são exercidas em condições de insalubridade, como então prevenir esta síndrome?!

A primeira questão importante a esclarecer é que nem todas as pessoas nas mesmas condições irão desenvolve-la, pois questões subjetivas de como se lida com as adversidades e uma rotina saudável fora do trabalho são essenciais para a prevenção e também tratamento. Confira a seguir algumas coisas para colocar em prática:

  • Rotina saudável (organizada, prazerosa, produtiva);
  • Alimentação saudável;
  • Exercício físico;
  • Água;
  • Luz solar;
  • Repouso;
  • Ar puro;

Para conhecer um pouco mais sobre a síndrome e ficar atento, alguns dos sintomas são: estresse, doenças frequentes do sistema imunológico, como gripes, enxaquecas, dores no corpo (sem causa aparente), entre outros.

Estes sintomas por si só não constituem um diagnóstico, visto que podem estar ligados à inúmeras outras causas, mas se avaliados em conjunto e dentro de um contexto específico o profissional habilitado poderá realizar um diagnóstico adequado.

Concluindo, a síndrome do esgotamento profissional é mais comum do que se imagina, porem bem pouco conhecida. Agora que você já sabe um pouco mais sobre ela, pode alertar seus amigos e familiares à preveni-la.

@thalitapsimaia

Thalita Maia     CRP 03/17592

Psicóloga Clínica e Palestrante

Contato (85) 999040889


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!