Compartilhe!

Bipolaridade, mitos e verdades

Leia mais

Compartilhe!

O Transtorno de Personalidade Bipolar é mais uma das patologias que “caiu na boca do povo.” Mas o que realmente configura o transtorno de bipolaridade é o que é senso comum? Caracterizado pelos humores opostos o transtorno acabou ficando conhecido como sendo a característica de mudanças de humor bruscas de um extremo à outro, entretanto não é tão simples assim!

O Transtorno Bipolar é uma psicopatologia complexa para a qual ainda não existe cura, apenas tratamentos paliativos para oferecer controle e uma certa qualidade de vida.

A principal característica identificada é a mudança de humor “repentina”, porem ao contrário do senso comum, essa mudança não é apenas de feliz para triste simplesmente, mas sim de um estado maníaco (aparente felicidade), onde o individuo fica obcecado com algum tema; para um estado depressivo (aparente tristeza ou melhora).

É importante ressaltar que este é o tipo de Transtorno que afeta a vida de toda a família e pessoas próximas, porem sendo cercado de muitos tabus e falta de conhecimento bem como pelo fato de acarretar muitas situações difíceis, principalmente no âmbito relacional, por esses e tantos outros motivos as pessoas ao redor tem dificuldade de apoiar os indivíduos acometidos por tal transtorno.

Se você desconfia que você ou alguém próximo possa ser portador do Transtorno de Personalidade Bipolar busque informações com profissionais bem como em fontes confiáveis, se as suspeitas forem sendo confirmadas faz-se necessário um diagnóstico preciso para iniciar um tratamento adequado e suporte à família.

Com a evolução do conhecimento acerca da psicologia e a adequação de novas abordagens e medicamentos cada vez mais eficazes, podemos hoje ajudar às pessoas que antes eram marginalizadas e tratadas com métodos arcaicos. Cuide da sua saúde mental e da de seus familiares!

 

 

@thalitapsimaia

Thalita Maia     CRP 03/17592

Psicóloga Clínica e Palestrante

Contato (85) 999040889

 


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!