Compartilhe!

Terapia de reprocessamento de experiências traumáticas

Leia mais

Compartilhe!

A terapia EMDR: Terapia de Reprocessamento e Dessensibilizarão por meio de Movimentos Oculares, apesar do nome longo e complicado o método é bastante lógico, pois utiliza de movimentos bilaterais, não somente visuais, mas também tátil e auditivos para reprocessar as memórias que foram armazenas de maneira disfuncional. Essa abordagem foi criada há mais de trinta anos pela Dra. Francine Shapiro e tem a mais alta taxa de sucesso no tratamento de traumas severos como Abusos e Transtorno do Estresse Pós-Traumático, mas não apenas em traumas graves e complexos o método tem sucesso no tratamento de qualquer experiência adversa vivida.

A descoberta do método se deu ao acaso ao a Dra. Shapiro perceber que suas próprias emoções negativas diminuíam ao movimentar conscientemente os olhos de um lado para o outro mentalizando ao mesmo tempo a experiencia negativa, em seguida observava que o desconforto ia diminuindo. Ela então começou a fazer pesquisas e desenvolveu o protocolo utilizado em EMDR hoje em dia. Ao mesmo tempo ela fez inúmeras pesquisas e validou centenas de estudos que comprovam cientificamente a eficácia da abordagem.

Outra descoberta que impactou o método utilizado hoje foi a pesquisa conduzida pelo médico Vicent Felitti que desenvolveu a Escala ACE – Adverse Childhood Experience (Experiências Adversas na Infância) que comprova como situações adversas na infância afetam profundamente os hábitos de saúde e estilo de vida de maneira negativa, como abuso de álcool e drogas, atividades que colocam a vida em risco, obesidade mórbida, entre outros. Este estudo contribui grandemente para o entendimento do trauma.

Concluindo, a Abordagem EMDR é o método reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o de maior eficácia no tratamento de traumas graves e leves, inclusive memórias intrauterinas e do próprio nascimento, pois as acessa no local onde está armazenada possibilitando uma qualidade de vida imensamente superior ao paciente.

 

@thalitapsimaia

Thalita Maia     CRP 03/17592

Psicóloga Clínica e Palestrante

Contato (85) 999040889


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!