O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), vai participar de uma reunião em Jequié, nesta sexta-feira (23), para tratar de questões da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). A informação foi confirmada por Leão, na manhã desta sexta, durante inauguração da Policlínica de Itaberaba.
Segundo o vice-governador, além do presidente da UPB, Zé Cocá, e do deputado Cacá Leão, cerca de 40 prefeitos baianos e mais de 20 deputados estarão presentes. Conforme João Leão, a intenção é agilizar o processo da Fiol.
“A Fiol já foi licitada, está prevista para a obra iniciar em setembro e queremos acelerar de Caetité até Barreiras e definir um ponto para descer o vale para entroncamento lá na ferrovia. Caetité deve começar as obras no mês de setembro, dia 2 de setembro assina o contrato. Está tudo certo”, confirmou João Leão.
Chamado de Fiol II, o trecho Caetité-Barreiras possui extensão de 485 km.
Em abril deste ano, a empresa Bahia Mineração S/A (Bamin) venceu o leilão e será a concessionária de 537 quilômetros da no trecho ferroviário entre Ilhéus e Caetité. O resultado da concessão foi após leilão feito pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra), por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) (lembre aqui).
A expectativa é de que o trecho 1 da Fiol entre em operação em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga. Em 10 anos, esse volume deve mais que dobrar, superando os 50 milhões de toneladas em 2035.
por Francis Juliano, de Itaberaba / Gabriel Lopes