Um dos objetivos do grupo Radar News BJL é trazer à tona temas de grande relevância para a população de nossa cidade, e entre esses temas está o devido cuidado com o meio ambiente e os elementos naturais que nos cercam.
É de conhecimento que estão sendo jogados resíduos não tratados no rio sem nenhum cuidado, avançando ainda mais a mortandade da fauna e da flora. É necessário alertar e trazer ao conhecimento de todos o tema da valorização e da revitalização do nosso rio, já que um meio ambiente preservado deve ser o futuro que a nossa geração e as gerações futuras merecem.
O desmatamento selvagem e a retirada e perseguição das populações ancestrais (quilombolas e indígenas) aceleraram ainda mais a decomposição do rio e o seu entorno, e é fundamental o apoio pela manutenção e permanência das pequenas comunidades tradicionais para o debate e revitalização do Velho Chico. Uma das formas mais eficazes na revitalização do rio e dos seus afluentes é dar a devida importância à população tradicional, pelo seu conhecimento, familiaridade e harmonia com a mãe natureza.
É necessário proporcionar a essas pessoas recursos de moradia, energia renovável, água limpa e meios para o plantio de sementes e mudas que se adaptam ao solo ribeirinho, como o plantio de mandioca, milho e abóbora por exemplo. Além disso, é necessário repor espécies de peixes que estão lentamente sumindo da mesa da população ribeirinha. É de extrema importância fazer com que a população se envolva na revitalização da mata auxiliar, na criação de espaços e viveiros e na criação de animais como cabras, ovelhas, suínos, galinhas e gados em pequena quantidade.
O entendimento da situação deve ficar claro, primeiramente através da exposição da situação através de debates entre comunidades tradicionais e seus representantes e os órgãos ambientais reguladores da margem do São Francisco e seus afluentes. Nunca é tarde demais quando o todo se une em prol da natureza harmônica e divina criada e perpetuado por Deus.
Fonte e Foto: Radar News BJL – www.radarnewsbjl.com.br