Compartilhe!

Evangelho da segunda (12/07): “Não vim trazer a paz, mas sim, a espada”

Leia mais

Compartilhe!

ATUALIZANDO: A paz para Jesus é diferente da concepção de paz do mundo.

ENTENDENDO “Não vim trazer a paz, mas sim, a espada”. Esta declaração de Jesus tomou a todos de surpresa. Mas, qual era o sentido que Ele dava ao afirmar isso? Muitos esperavam Jesus como um poderoso rei político que tirasse o poder do Império Romano à força e   libertasse o povo que sofria com o comando romano. Mas o caminho de Jesus foi outro. Ele estava com o povo, mas recusou qualquer tipo de violência. Em resposta, ele anuncia um novo reino, diferente do reino político de Herodes – o Reino de Deus. Para Jesus o povo iria perceber a diferença da nova proposta sem que houvesse necessidade da “força das armas”. Nessa decisão entre o reino do mundo e o Reino de Deus muitas famílias iriam ficar divididas, “entre o filho e seu pai, a filha e sua mãe, a nora e sua sogra”. Jesus exige, neste novo Reino, que Deus seja mais amado que o pai e a mãe. É nesse sentido que ele afirmou que não veio trazer a paz, já que muitos conflitos iriam surgir nestes momentos tensos de decisões e escolhas. O ideal de Jesus é ver toda a humanidade reconciliada, mas sobre bases verdadeiras e não à base da violência (Mateus 10,34-11,1).

A PAZ PARA JESUS É DIFERENTE DA CONCEPÇÃO DE PAZ DO MUNDO Para alguns, paz é ter muito dinheiro no bolso ou muitos bens; outros é curtir os prazeres do mundo de forma livre e sem compromisso; para outros ainda é estar bem consigo mesmo em seu íntimo, independentemente da maioria estar bem ou mal. Para Jesus a paz só é possível se Deus é o Senhor da vida das pessoas. Não um Deus teórico, que leve à fé sem compromisso só por conveniência; mas assumida no dia-a-dia, nas atitudes e comportamento. Neste sentido, fica claro que a paz verdadeira está ligada a Cristo. Embora ele tenha trazido essa proposta a todos, na prática nem todos querem viver e acolher sua proposta. Existem os rebeldes, aqueles que vivem como se não existisse Deus. Neste sentido vemos Jesus explicando que essas pessoas se levantarão em oposição àquelas que vivem a Sua paz.

     Padre Rosivaldo

     Facebook: Rosivaldo Motta CSSR


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!