Crises fazem parte da história humana, sejam elas individuais ou coletivas, todo ser humano enfrentou, enfrenta ou enfrentará algum tipo de crise.
Segundo o historiador e filósofo da atualidade Leandro Karnal, existem 3 formas negativas de lidar com as crises, entenda-se que nenhuma delas trarão consequências positivas, são elas:
- Negacionismo: crenças de teoria da conspiração, e outras;
- Histeria: entrar em Pânico e não fazer nada que ajude na situação;
- Saudosismo: “ah, na minha época não tinha essas coisas!”
Agora que já vimos algumas maneiras negativas de lidar com as crises, qual então é a melhor forma de enfrentá-las!?
Toda e qualquer crise tem o potencial de nos tornar pessoas ou comunidades melhores, tudo depende de como lidamos. Adaptamo-nos e crescemos ou nos escondemos em uma concha!
Algumas pessoas possuem características desenvolvidas ao longo da vida, chamadas de repertório comportamental, que lhes permitem, quase que de maneira natural, à lidar com situações desafiadoras mais facilmente do que outras, isso não significa no entanto que essas habilidades não possam ser desenvolvidas proposital e conscientemente, desde que o individuo se disponha à isso.
Existe um ditado popular que diz: “se faz frio vende luva, quando chove guarda-chuva.” Deixando de lado a interpretação empreendedora, qual a oportunidade que cada crise nos proporciona? Se é uma crise econômica, identifica-se uma tendência de mercado; se uma crise familiar busca-se ferramentas de comunicação; se uma crise existencial, busca-se um propósito de vida.
A única diferença entre os que enfrentam a crise e os que se abatem por ela é a constante busca por respostas!
Thalita Maia CRP 03/17592
Psicóloga Clínica e Palestrante
Contato (85) 999040889