Compartilhe!

Uma boa nova no Projeto Formoso

Leia mais

Compartilhe!

Que o perímetro do Rio São Francisco é privilegiado nós sempre soubemos, as farturas dos perímetros irrigados, a piscicultura e outro benesses vividas pelo povo que habita nessas regiões. O curioso é que mesmo com os Rios Formoso e são Francisco e Corrente tão próximos, das comunidades do Projeto Formoso, até neste momento ainda não há água potável para o consumo humano. A boa nova é que essas dificuldades estão com os dias contados, isso porque no ano de 2019 foi iniciada a obra do sistema de abastecimento do perímetro público irrigado do Médio São Francisco baiano.

A obra beneficiará a população do projeto público de irrigação Formoso, situado no município de Bom Jesus da Lapa, sede da 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba e também terá reservação para atender as Agrovilas 04 e 33, projetada para atender a rede de distribuição das duas agrovilas e seus entornos.

A Codevasf informou ao radar que, “A Estação de Tratamento de Água (ETA) é do tipo convencional e apresenta todos os processos de tratamento: coagulação, floculação, decantação, desinfecção e correção de pH. Conta com Casa de Química, Leito de secagem/BAG, Estação Elevatória e Água Tratada (EEAT), com um Poço de Sucção, com capacidade de 50 m³, e que servirá também de reservatório de contato da ETA. A EEAT recalca a água para o Reservatório Elevado de Distribuição (RED) projetado, situado vizinho à Elevatória”.

  Segundo a Codevasf, “O projeto prevê que o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do Formoso atenderá uma população total de 4.067 habitantes em 2020, entre população residente e flutuante. Tem capacidade para atender a 5.808 habitantes, população total de final de plano, em 2038. Considerando a taxa de ocupação adotada pelo projeto, serão atendidos 1.030 domicílios em 2020 e 1.470, em 2038”.

“A obra representa um investimento de R$ 4.837.583,31. Os recursos são do Orçamento Geral da União (OGU) e foram destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A entrega para a população deve acontecer ainda no mês de novembro deste ano.” Informa a companhia.

O fato mais gratificante dessa notícia é que a realização de obra vem atender ao direito à água, explica:

“A universalização do acesso é um dos princípios fundamentais estabelecidos pela lei 11.445/2007, conhecida como lei nacional do saneamento básico. Considerando que ainda estamos longe, especialmente no Norte e Nordeste do País, de atender toda a população com os serviços de saneamento básico, entendidos como os de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, é de grande importância a execução da obra do Sistema, atendendo às maiores agrovilas do Perímetro de Irrigação Formoso”, diz Rafael Trece, técnico da 2ª Superintendência Regional da Codevasf e fiscal da ação.

Acredita-se que nesse fim de ano, as dores de cabeça dos moradores do perímetro e região chegue ao final, o que trará mais desenvolvimentos e saúde para toda essa população.  A obra é um sonho antigo dos moradores do projeto que sofrem com a escassez de água há 31 anos e finalmente terão a tão sonhada água na torneira.


Compartilhe!
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias

Em poucas horas, policia militar da 38ª CIPM apreende duas motocicletas com restrição de roubo

Por volta das 21h:00, policiais militares da 38ªCIPM em patrulhamento ostensivo, mediante comportamento nervoso e menção em fugir da...

Compartilhe!